sexta-feira, 23 de maio de 2014

Juri Simulado - Pratica Jurídica Penal

Alunos do curso de Direito, da Universidade de Guarulhos - UNG participaram, na última quinta-feira, dia 22 de maio de 2014, de uma sessão simulada do Tribunal do Júri. O evento foi realizado no Núcleo de Pratica Jurídica da UNG, no campus centro Guarulhos.
A sessão foi presidida por Roberto Roggiero Junior, Ilustríssimo Professor de Pratica Jurídica, Representaram neste simulado a turma do 7º semestre de Direito (Exploradores do Direito).
 “O objetivo desta atividade didática é familiarizar os alunos com o ambiente de um Tribunal, explicar o funcionamento de uma sessão de Júri, bem como, pratica jurídica penal obrigatória ”, afirmou o Mestre Roggiero.

O que é júri?
Júri é um tribunal em que sete cidadãos, previamente alistados, decidem em sua consciência e sob juramento, sobre a culpabilidade ou não do acusado (réu), acerca de algumas infrações penais. É formado por um conjunto de cidadãos escolhidos por sorteio que servem como juízes de fato no julgamento de um crime. 

O júri simulado é uma atividade complexa e multidisciplinar, envolvendo, desde elementos de figurino, cenografia e representação teatral, até profunda pesquisa científica e análise de informações, utilizadas para construção das linhas argumentativas que servirão de base à exposição dos defensores e acusadores do tema ou personagem ou figura histórica ou entidade escolhidos.
Através de representação cênica, os alunos pesquisam, avaliam, informam e emitem juízo de valor a respeito de um determinado personagem ou de um determinado tema ou de determinada figura histórica.


CONTEÚDO DA SENTENÇA PROFERIDA, POR VOTAÇÃO “UNANIME “.
Diante do exposto, sentencio todos os alunos aqui presentes a cumpri suas funções jurídicas com profissionalismo, dignidade, honra e veracidade, Parabéns Exploradores do Direito, que Deus ilumine vossos caminhos.


Agradecimento em especial ao  Profº. ROBERTO ROGGIERO JUNIOR.
Um exemplo de dignidade, profissionalismo e solidariedade em todos os aspectos de atuação! Digna no mais apurado sentido conferido pelo sentido da palavra – autoridade moral, honestidade, honra, respeitabilidade -; profissional ilibada na forma de pensar e agir; solidária com todos nas dificuldades pessoais e profissionais A esse grande profissional demonstro a minha eterna gratidão, dedicando a sua vida ensinando o saber.

São os sinceros votos de seu grande Amigo Roberto.









































































Nenhum comentário:

Postar um comentário